Valores

MEL, Associação Movimento Educação Livre, surgiu a partir de um encontro de comemoração do Dia Internacional da Liberdade na Educação (IFED – International Freedom in Education Day) e na sequência da Conferencia Europea sobre la Educación en el Hogar, realizada em Espanha a Setembro de 2011.

No dia 24 de Setembro, várias famílias reuniram-se na Quinta da Pedra (Ericeira) e deste encontro nasceu a MEL – Movimento Educação Livre com a finalidade de informar e apoiar as pessoas interessadas em conhecer outras possibilidades de escolarização, nomeadamente, o Ensino Doméstico e no Ensino Individual e também, de organizar e concentrar recursos no sentido de dar suporte às famílias.

O que começou naturalmente como um movimento de cidadãos activos com o direito e o dever que detêm de assumir plenamente a responsabilidade pela educação dos seus filhos, nem sempre lhes ser reconhecido, evoluiu e, em Novembro de 2011 foi constituída formal e legalmente uma associação sem fins lucrativos com o mesmo nome. O ato burocrático de constituir a MEL foi apenas o início de um projeto em movimento!

VISÃO
Afirmar-se como uma organização de referência nacional e internacional, ao implementar e inspirar respostas educativas criativas e políticas sociais de excelência, promotoras do desenvolvimento dos indivíduos e das sociedades, num contexto de liberdade de escolhas responsáveis, integradas e diversificadas.

MISSÃO
Promover, desenvolver e fortalecer novas possibilidades e paradigmas de educação, de modo a fomentar a Educação Livre em Portugal. Garantir aos pais os direitos fundamentais de educar os seus filhos de modo livre e sustentado em políticas nacionais de proteção. Dar apoio às famílias, salvaguardando os seus direitos e mobilizando a sociedade mediante atividades sociais, culturais, científicas, pedagógicas, literárias, entre outras.

VALORES 
Queremos que os nossos valores representem uma relação harmoniosa entre família sociedade e justiça assim regemo-nos por palavras chave que consideramos ser essenciais para alcançar um entendimento melhor numa sociedade de integração

Família + Amor + Partilha + Justiça + Liberdade + Verdade + Integridade + Transparência + Igualdade + Cooperação + Iniciativa Conjunta + Equidade + Privacidade + Confidencialidade

PRINCÍPIOS

PROPÓSITO
Em completo respeito pela dignidade e individualidade, concretizar ações que contribuam como um todo para a realização da pessoa, grupo ou comunidade, em quaisquer circunstâncias, nomeadamente através de uma Educação Livre = liberdade de escolha por parte do indivíduo/da família e da criança + facilidade de acesso a recursos/conteúdo + divulgação de alternativas.